Artesãos mineiros têm faturamento inédito em eventos apoiados pelo Governo de Minas
Parceria entre o Governo de Minas, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, e Sebrae Minas, impulsionou artesãos mineiros e valorizou o artesanato local
Publicado: 14/09/2023 18:01
Divulgação Sebrae Divulgação Sebrae

Com o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), a Diretoria de Artesanato e do Sebrae Minas, a expedição 'Viagem para as Origens' e a exposição “Arte dos Mestres” apresentaram expressivo faturamento na última edição, além da prospecção de negócios futuros. Os artesãos mineiros que expuseram seus produtos faturaram cerca de R$ 360 mil em vendas diretas imediatas, durante dois eventos: a exposição "Arte dos Mestres" (R$ 80 mil), ocorrida em São Paulo de 30/8 a 4/9, e a "Expedição Viagem para a Origem" (R$ 280 mil), entre os dias 14 e 19 de agosto.

Para o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, a atuação do Governo de Minas em apoio à realização de tais eventos é preponderante para evidenciar como o Governo está comprometido com a manutenção cultural do estado. “Minas Gerais é uma potência quando se trata de produção artesanal e precisamos incentivar para que essa parte da nossa história tenha mais visibilidade e incentivos. Isso é papel do Governo e vem sendo feito com muito afinco, afinal, além de preservar nossas tradições, a produção artesanal também gera renda, empregos e impulsiona a nossa economia”.

Os eventos

A exposição "Arte dos Mestres", organizada pela ONG Artesol e sob a curadoria de Josiane Masson e Marco Aurélio Pulcherio, teve o objetivo de promover o reconhecimento e a valorização dos mestres de tradição e popular do Brasil. Trouxe um público diversificado para apreciar as obras dos artesãos, que nem sempre estiveram no centro das atenções das artes.

Já na Expedição Viagem para a Origem, os lojistas partiram de Belo Horizonte e seguiram a rota que abrangeu as cidades de Araçuaí, Diamantina, Minas Novas, Ponto dos Volantes e Turmalina, até alcançarem Teófilo Otoni. Durante seis dias, o grupo teve a oportunidade de explorar de perto a produção de bonecas de cerâmica, bem como de conhecer os artesanatos de bordados, tecelagem e peças confeccionadas com materiais como capim dourado, sempre-vivas, fibra, madeira e couro.

Próximas oportunidades para artesãos mineiros com apoio da Diretoria do Artesanato da Sede

Evento: "16º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras"

Data: 15 a 19/11

Local: Arena de Eventos do Pátio Brasil Shopping, Brasília-DF

Descrição: O Governo de Minas Gerais, por meio da Diretoria do Artesanato Mineiro, estará presente no 16º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras, em estande exclusivo para a comercialização dos produtos artesanais mineiros, e serão disponibilizados, aproximadamente,18 vagas para artesãos e entidades de artesanato selecionados através de Chamamento Público previsto para o final de setembro

Evento: 34ª Feira Nacional de Artesanato

Data: 06 a 10/12

Local: Expominas, em Belo Horizonte/MG.

Descrição: O Governo de Minas Gerais, por meio da Diretoria do Artesanato Mineiro, estará presente, oportunizando, aproximadamente, 40 vagas para artesãos e entidades de artesanato selecionados através de Edital de Chamamento Público previsto para outubro, para a comercialização dos produtos artesanais mineiros em estande exclusivo. Reunindo toda a expressão do “fazer artesanal” a feira é considerada a maior e a mais importante do gênero em Minas Gerais e uma das maiores da América Latina.