Invest Minas é premiada por organização internacional como segunda melhor agência do ano
Agência do Governo de Minas é premiada pelo IEDC, que reúne mais de 5.000 instituições de fomento do planeta
Publicado: 22/09/2023 11:00
Invest Minas / Divulgação Invest Minas / Divulgação

Invest Minas foi reconhecida como uma das melhores agências de desenvolvimento no ano de 2023. A instituição mineira ficou com a medalha de prata na categoria “Economic Development Agency of the Year”, na premiação do International Economic Development Council (IEDC) – uma das principais organizações globais de apoio a agências de desenvolvimento regional, que reúne mais de 5 mil instituições de fomento no mundo. A entrega do prêmio ocorreu na conferência anual do IEDC, em Dallas (EUA). Esse é o terceiro ano consecutivo que a Invest Minas recebe um prêmio da organização, a primeira vez na principal categoria.

Estiveram na solenidade o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio; o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga; o diretor de Gestão e Novos Negócios, Gustavo Garcia; e o gerente de Comunicação Institucional, Carlos Romualdo.

“A agência vive hoje o melhor momento dos seus 55 anos de história, atingindo resultados históricos de atração de novos investimentos e acelerando a geração de empregos para a população. Esse prêmio da Invest Minas faz com que a política que transformou o nosso Estado no melhor lugar para se investir no Brasil agora se torne uma referência internacional de busca do desenvolvimento e do crescimento sustentável”, afirma Fernando Passalio.

“Esse prêmio é um reconhecimento internacional do trabalho de excelência que a equipe da Invest Minas vem fazendo em prol do desenvolvimento do nosso Estado. Quero agradecer a cada integrante dessa equipe que está mudando a história econômica de Minas Gerais. Temos ainda muito a fazer por Minas e pelo Brasil, e a premiação do IEDC nos dá ainda mais força para seguirmos fazendo a diferença na vida da população mineira”, afirma o CEO da Invest Minas, João Paulo Braga.

Reconhecimento em sequência

Este é o quarto prêmio concedido à Invest Minas pelo IEDC nos últimos três anos. No ano passado, a agência recebeu o prêmio prata na categoria Retenção de Negócios e Iniciativas de Retenção e Expansão de Negócios (Business Retention and Expansion Initiatives) com a atuação junto à empresa Hindalco.

Naquela oportunidade, a equipe da agência mineira coordenou os esforços, junto com outras pastas do Estado, para evitar o fechamento de uma unidade industrial em Ouro Preto. A operação resultou na aquisição da empresa por um grupo mineiro, na preservação da fonte de renda de mais de 600 famílias e na manutenção de uma importante fonte de arrecadação de impostos para o município.

Já em 2021, a Invest Minas recebeu dois prêmios. O primeiro pela simplificação de procedimentos relacionados a investimentos para projetos de comércio eletrônico em Minas. E o segundo na categoria que avalia os materiais de divulgação, pela edição do guia “Why Minas Gerais”, que destaca os atributos que fazem de Minas Gerais um lugar único para investir.

“As ações da Invest Minas são focadas no desenvolvimento sustentável, na geração de empregos e renda para a população em geral. Nos últimos anos, temos conseguido alcançar resultados bastante significativos, participando ativamente deste momento histórico de retomada da economia mineira. Usamos a expertise adquirida nesses 55 anos para transformarmos o presente em busca de um futuro melhor para os mineiros”, afirma Braga.

E os resultados tem aparecido. Desde 2019, o Governo de Minas atraiu cerca de US$ 75 bilhões em investimentos para novas empresas e expansões dentro do Estado. Desses, cerca de US$ 20 bilhões foram investimentos de empresas estrangeiras, com destaque para empresas dos Estados Unidos, China, Espanha, Alemanha, Itália, Países Baixos, Índia e Rússia.