Cidade mineira conquista Prêmio Nacional de Inovação
O ecossistema de empreendedorismo e inovação de Itajubá em Minas Gerais, atinge um novo patamar e é reconhecido como um importante agente de estímulo à inovação no Brasil
Publicado: 28/09/2023 16:42 | Atualizado: 29/09/2023 14:50
Divulgação Sede Divulgação Sede

Na última terça-feira, 26/9, o Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação de Itajubá, o Itajubá HardTech, conquistou o 8º Prêmio Nacional de Inovação (PNI), realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A premiação reconhece os esforços bem-sucedidos de empresas, ecossistemas de inovação e pesquisadores que estimulam o avanço da inovação no Brasil. O prêmio é dividido em três categorias: Ecossistema Inovador, Empresas Inovadoras e Pesquisadores Inovadores, na categoria Ecossistemas de Inovação, Itajubá concorreu com cidades de médio porte com Maringá e com a região Sudoeste do Paraná. Nessa disputa, Minas Gerais saiu vitoriosa, trazendo o prêmio para a Região Sul do nosso estado.

Fernando Passalio, Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, avalia que a atuação do Governo de Minas para estimular a ciência, tecnologia e inovação em todas as partes do estado, por meio de programas e ações em variadas frentes, impacta diretamente no desenvolvimento econômico estadual. “Quando encorajamos iniciativas de inovação, ciência e tecnologia, automaticamente novas empresas, soluções, serviços e produtos são criados. Isso torna o mercado cada dia mais competitivo, atrai investimentos, gera renda e empregos e melhora a qualidade de vida dos nossos cidadãos”

Itajubá HardTech

O Itajubá HardTech fomenta, há mais de duas décadas, a inovação e o empreendedorismo no Sul de Minas. O ambiente é gerido pela INOVAI, Agência de Inovação de Itajubá, e formado pelos mais diversos atores, Instituições de Ensino e Pesquisa, Grupos Setoriais, Governos, Fundos de Investimentos e ampla Comunidade Startup.

Para o Diretor Executivo da INOVAI, Maurício Bitencourt, o prêmio é um reconhecimento para todos que já contribuíram de alguma forma com o ecossistema de Itajubá, “Essa conquista é de todos que pertencem e atuam para que esse grande ambiente de C&T&I de Itajubá, denominado Itajubá Hardtech, exista e apresente resultados cada vez mais expressivos. Nesse período, muitos colaboraram para que chegássemos até aqui, houve muito esforço, dedicação e persistência de muitas pessoas, que doaram tempo e recursos para transformar o ecossistema em algo palpável e real.” acrescentou Bitencourt.

O Itajubá HardTech passou por alguns critérios avaliativos como: a capacidade do ecossistema de articular seus atores globalmente com outros ecossistemas do mundo, buscando parcerias internacionais e investimentos financeiros, atração e a retenção de talentos de outras regiões/países e o desenvolvimento de talentos locais, promovendo o empreendedorismo é um ecossistema interativo e plural e estratégias de crescimento e desenvolvimento regional por meio da inovação, fixação de empresas, investimentos e empreendedores.

Mas não é de hoje que a cidade se destaca como um polo de inovação em Minas Gerais, Itajubá é a casa de instituições importantes que fomentam a inovação no estado e o prêmio é a materialização dos esforços desses atores. “O trabalho realizado pela Inovai, Universidade Federal de Itajubá (Unifei), pelo setor público municipal e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico são coroados com essa premiação para continuar gerando emprego e renda de qualidade no município.” acrescentou o Superintendente de Inovação Tecnológica, Pedro Emboava.