Vice-governador ressalta potencial do Vale do Lítio para empregos e transformação da realidade dos mineiros na região.
Salinas, no Norte do estado, sedia a estreia do Fórum de Desenvolvimento Econômico Regional; o evento promove debates sobre criação de oportunidades e estratégias.
Publicado: 29/09/2023 11:38 | Atualizado: 29/09/2023 14:51
Crédito: Bruno Costa / Imprensa MG Crédito: Bruno Costa / Imprensa MG

O vice-governador Professor Mateus participou, nesta quinta-feira (28/9), em Salinas, no Norte do estado, da edição de estreia Fórum de Desenvolvimento Econômico Regional. O encontro reúne líderes dos setores público e privado, empresários e empreendedores para debater estratégias que fomentarão o progresso da região, reconhecida como o Vale do Lítio.

"Esta é uma grande oportunidade para discutirmos não apenas sobre o lítio e nióbio, mas sobre toda a cadeia produtiva mineral e as potenciais riquezas e oportunidades que podemos criar", afirmou o vice-governador. Ele também destascou a relevância do fórum como espaço vital para a partilha de conhecimentos e a concepção de políticas públicas que catalisarão os pequenos empreendimentos.

Até sexta-feira (29/9), palestrantes de diversas instituições, tanto públicas quanto privadas (Fiemg, Emater-MGInvest Minas, entre outras), compartilharão experiências e análises sobre o potencial econômico do Vale do Lítio. O fórum é, ainda, uma oportunidade para acompanhar projetos e ações de destaque nos estandes.

Escritórios regionais

O vice-governador anunciou, em primeira mão, a decisão do governador Romeu Zema para a criação de escritórios regionais da Invest Minas, agência responsável pela promoção de investimentos e comércio exterior em Minas Gerais. Para liderar a iniciativa, o Governo de Minas convidou o presidente da Associação Comercial Empresarial/Câmara de Dirigentes Lojistas de Salinas (ACE/CDL), Reginaldo Ferreira.

"Esta ação exigirá disposição para dialogar, habilidade para colaborar e responsabilidade para assegurar que os interesses da região sejam devidamente representados", afirmou Professor Mateus.

Sobre o Fórum

O 1º Fórum de Desenvolvimento Econômico Regional é uma iniciativa conjunta do Sebrae Minas, em colaboração com diversos órgãos e empresas, incluindo a Prefeitura de Salinas, ACE/CDL de Salinas, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Governo do Estado de Minas Gerais, Governo Federal, Circuito da Cachaça, Fiemg, Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de MInas Gerais (Idene), Invest Minas e empresas locais.

Salinas e os municípios do Vale do Lítio, como Araçuaí, Capelinha e Teófilo Otoni, destacam-se na produção de lítio e nióbio. Minas lidera a produção mundial de nióbio, com a maior mina localizada em Araxá, responsável por 57% das reservas globais desse mineral. Estudos do Serviço Geológico Brasileiro indicam a presença de 45 jazidas de nióbio no chamando 'Vale da Esperança', prometendo um impulso econômico significativo para os mineiros que vivem na região.