Minas Gerais ultrapassa os R$ 100 bilhões em investimentos atraídos em 2023
Estado também registra abertura de mais de 15 mil vagas de emprego apenas em agosto de 2023 e 171,3 mil ao longo do ano,
Publicado: 04/10/2023 12:24
Divulgação Sede/ Banco de Imagens Divulgação Sede/ Banco de Imagens

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e da Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais (Invest Minas), comemora ultrapassagem da marca de R$100 bilhões em investimentos atraídos em apenas nove meses.

A vinda de novos empreendimentos para Minas Gerais está sendo impulsionada pela política de melhoria do ambiente de negócios dentro do território mineiro, simplificando normas e agilizando processos. É importante destacar o trabalho de promoção internacional e nacional que a Sede e Invest Minas fazem, visitando empresas, buscando oportunidades das mais variadas origens, atendendo e capacitando prefeituras, participando de eventos setoriais e promovendo eventos como o #VemPraMinas que tem o objetivo de adensamento de cadeias e realizações de negócios. As equipes técnicas de todas as secretarias, também têm sido vitais, para viabilizar a confirmação desses investimentos.

Todas as regiões de Minas têm sido contempladas com a instalação de empresas em setores variados, como indústrias, energias renováveis, medicamentos, mineração, marketplaces, dentre outros.

Fernando Passalio, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, reitera que Minas está cada dia mais aberta, com menos burocracia para quem desejar trazer seus negócios, bem como expandi-los. “É um compromisso do Governo de Minas fazer no nosso Estado o melhor do país para se empreender, ampliar negócios, trabalhar e claro, viver. Esses R$100 bilhões apenas em 2023 são a prova que estamos no caminho certo”, considera.

Para o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, o montante expressivo mostra o acerto da política da atual gestão estadual e garante os reflexos positivos por um longo tempo. “O mercado nacional e internacional já entendeu que Minas Gerais oferece grandes ganhos de competitividade e segurança jurídica para os negócios. Cada vez mais empresas têm iniciado tratativas para investirem em Minas e 6 projetos de cada 10, já saíram do papel.  Isso é extremamente positivo, pois estamos falando de um início de ciclo, com vários investimentos ainda na fase de obras, e que vão garantir empregos e desenvolvimento pelos próximos anos”, afirma.

Empregos para os mineiros

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Minas Gerais registrou a abertura de 15.237 empregos com carteira assinada, criados em agosto de 2023 totalizando 117,3 mil ao longo de todo ano. Além disso, o estado atingiu a marca de 768 mil empregos formais gerados desde 2019, segundo dados do Caged.

Até o momento, Minas Gerais já registra R$362 bilhões em atração de investimentos. Isso é proveniente de 683 projetos, em 258 municípios. Dos setores que mais têm impulsionado tais dados estão energia, mineração e infraestrutura.

Esses dados vão ao encontro de uma das principais metas do Governador Romeu Zema, que anseia tornar Minas um estado de pleno emprego. Para tal, o Governo de Minas tem desenvolvido uma série de iniciativas para ampliar a geração de postos de trabalho e a qualificação de mão de obra.

“Essa importante meta reflete o compromisso do Governo de Minas em garantir trabalho digno para todos mineiros. Com simplificação, agilidade e incentivos, vamos oferecer qualidade de vida para cada cidadão, com mais postos de trabalho, renda digna e liberdade”, reforça Passalio.

Mais facilidade, menos burocracia com o Minas Livre para crescer

Ademais, somente até agosto de 2023, cerca de 50 mil novas empresas foram abertas, segundo dados divulgados pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg). O número representa um avanço de 9,8% em relação ao mesmo período do ano anterior e se consolida como o melhor desempenho desde 2019.

Os números apontam para um novo e animador cenário em Minas Gerais: incentivo ao empreendedorismo e mais oportunidades. Dentro desta perspectiva, o Programa Minas Livre Para Crescer atua fortemente para que a vida de quem deseja empreender e gerar empregos em Minas seja simplificada.

Desde a assinatura de decretos municipais de Liberdade Econômica até a identificação de normas que podem ser modificadas, o programa do governo estadual, ao lado de prefeituras, empreendedores e entidades parceiras, promove o crescimento econômico do Estado por meio da melhoria do ambiente de negócios em Minas, com foco na geração de emprego e renda.