Governo de Minas lança Missão Comercial ao Paraguai com foco no setor de bebidas
Estado busca impulsionar a diversificação da pauta exportadora mineira em parceria promissora com país vizinho
Publicado: 10/11/2023 15:48
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O Governo Minas está organizando uma Missão Comercial ao Paraguai entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro. O objetivo é promover a exportação de produtos mineiros a este importante e qualificado mercado sul-americano. 

A Missão, que está em sua segunda edição, contará com rodadas de negócios entre empresas exportadoras mineiras do setor de bebidas junto a importadores paraguaios, assim como com a realização de visitas técnicas em redes de supermercados e distribuidores paraguaios. 

O Estado, representado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG),  organiza a Missão em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e a Embaixada do Brasil em Assunção.

“Missões comerciais reforçam a cooperação e o relacionamento do sistema econômico do Governo de Minas e têm o intuito de incluir o estado na rota dos investimentos estrangeiros. Além disso, é uma ótima oportunidade para que os produtores possam acessar mercados. Ações como essas trazem como resultado a diversificação da nossa economia e, consequentemente, geram mais oportunidade de emprego e renda para os mineiros”, destaca o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

O subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Caio César Coimbra, destacou que a cachaça é um dos produtos agroindustrializados de Minas que tem mais valor econômico. 

"Ao realizar uma missão internacional de promoção do produto com grandes possibilidades de se converter em negócios, o Governo de Minas está gerando emprego e renda, promovendo a exportação e, principalmente, abrindo novos mercados. O Paraguai tem grande potencial consumidor do nosso produto. É uma forma de mostrar o trabalho da Secretaria de Agricultura não só no país, mas também no exterior”, afirma.


Parceria promissora  

O mercado paraguaio é promissor para o incremento do fornecimento desses produtos por parte de Minas Gerais, com fatores que favorecem a competitividade mineira tais como: condições tarifárias e não tarifárias vantajosas, conjuntura logística, proximidade de fatores de consumo e apelo cultural, além de demanda sustentada por parte do mercado paraguaio. 

No âmbito do comércio internacional de Minas Gerais com a América do Sul, o Paraguai se destacou como o 5º comprador do estado, detendo cerca de 5% do total exportado de Minas Gerais para a região. Nas importações, destacou-se como o 4º maior fornecedor, concentrando 9% do total importado por Minas Gerais.  

Em nível Brasil, Minas Gerais é destaque como o 5º maior exportador e importador do Paraguai em 2022. No referido ano, o estado exportou  para o país US$ 183,8 milhões e, deste total, US$ 2,3 milhões foram referentes ao setor de bebidas. O expressivo crescimento das exportações deste segmento nos últimos anos, bem como o ambiente de mercado favorável para o setor de bebidas no Paraguai, mostra a relevância dos produtos em pauta para o comércio bilateral entre Minas Gerais e Paraguai. 

  

Política de Promoção de Exportações 

A Sede-MG, por meio da Diretoria de Promoção de Exportações e Comércio Exterior (Dipex), em sua Política de Promoção de Exportações, ao longo dos últimos 4 anos, buscou, de maneira enfática, trabalhar em duas frentes: Diversificação de Destinos de Exportação e Diversificação da Pauta Exportadora. Nesse sentido, desenvolveu e realizou uma série de ações nas suas três linhas de atuação principais: Inserção Internacional dos Setores Produtivos; Identificação de Oportunidades Internacionais e Apoio Qualificado de Exportações. Em 2021, a Secretaria estabeleceu um Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) para promoção do comércio internacional de Minas Gerais com foco no fomento às exportações do complexo agroindustrial sediado no Estado. No âmbito deste acordo, foram realizadas diversas iniciativas de capacitação e ações de promoção comercial, como missões de setores produtivos do agronegócio. 

 

Valorização do comércio mineiro

A missão comercial para o Paraguai está em sua 2ª edição. Em outubro do último ano, a missão foi composta por empresas dos setores de cervejas artesanais e cachaça de alambique. A ação foi construída em coordenação com a Embaixada do Brasil em Assunção, e, na ocasião, as empresas mineiras tiveram a oportunidade de se encontrar com importadores paraguaios para reuniões de negócios e apresentação de seus produtos.  

No primeiro dia da missão, houve rodadas de negócios com importadores especializados, distribuidores e redes de supermercados. No total, foram mais de 30 reuniões de negócios e 4 visitas técnicas em importantes players da cadeia de supermercados paraguaia.