Governo de Minas marca presença na 16ª edição do Salão do Artesanato - Raízes Brasileiras
Tradicional e expressivo, artesanato mineiro é representado por trabalhos de diversas regiões do estado no evento, que tem público estimado em 60 mil pessoas
Publicado: 16/11/2023 11:55 | Atualizado: 16/11/2023 15:11
Foto: Diretoria Artesanato Mineiro Foto: Diretoria Artesanato Mineiro

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), participa, nesta semana, do 16º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras. O evento acontece entre 15 e 19 de novembro, no Pátio Brasil Shopping, em Brasília (DF), e contará mais uma vez com a presença do expressivo e tradicional artesanato mineiro.

Minas Gerais está representado com o artesanato de diversas regiões do estado, com a participação dos municípios de Turmalina, Veredinha, Carmo do Rio Claro, Pedralva, Curvelo, Maria da Fé, Ponto dos Volantes, Nova Lima, Sabará, Tiradentes, Diamantina, Uberlândia, Belo Horizonte, Salinas, Prados, Ouro Preto, Almenara, Uberaba, Montes Claros, Florestal, Lagoa Santa, Governador Valadares, Arinos, Divinópolis, Carangola e Soledade de Minas.

Ao todo, o Estado marca presença em três áreas diferentes, sendo uma adquirida diretamente pela Sede, de 126m², e outra cedida pelo Programa do Artesanato Brasileiro, do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, na qual o Governo Federal propõe estandes para as 27 unidades federativas, onde, destas, 19 UFs estão presentes, atendendo esses espaços a 7 entidades de artesanato e 19 artesãos individuais selecionados através de Edital de Chamamento Público. A terceira área é em parceria com o Sebrae Minas, em virtude do Acordo de Cooperação Técnica celebrado com o Governo de Minas Gerais, que destaca duas comunidades do artesanato de tradição do Vale do Jequitinhonha, Comunidades de Coqueiro Campo e de Santana do Araçuaí, o artesanato da Central Veredas, do Noroeste do Estado, e uma seleção de artesãos TOP 100 de Artesanato.

Oficinas

Tanto para artesãos e artistas já em atividade que queiram aperfeiçoar suas habilidades quanto para o público geral interessado em desenvolver uma técnica artesanal, inclusive com vistas a empreender, o 16º Salão do Artesanato oferecerá uma série de oficinas ao longo de todo o evento.

Gratuitos, mediante inscrição no local com até 20 minutos de antecedência, os encontros conduzidos por artesãos e mestres artesãos de vários segmentos, entre eles a arte indígena, vão explorar técnicas diversas nas oficinas. Entre os temas estão flores do Cerrado, montagem de colares e pulseiras de sementes, máscaras africanas em cerâmica, carteira de folhas do Cerrado, abertura de placas, biojoias com miçangas e sementes (colares e brincos), montagem de colares de semente com macramê, introdução à figuração humana, decoração com engobe (cerâmica) e escultura de animais em cerâmica.

Aproveitando a proximidade das festas de fim de ano, também serão oferecidas oficinas de temática natalina como anjos de casca de árvores, decoração de mesa posta natalina com peças artesanais e decoração natalina em cerâmica com tinta acrílica. Veja aqui a programação completa.

Leilão beneficente

Ontem, 1º dia do evento, aconteceu um leilão beneficente capitaneado por Liana Alagemovitz, vice-presidente da Associação Comercial do Distrito Federal, na Kopenhagen do shopping Pátio Brasil, com a participação de mulheres da sociedade. Foram leiloadas peças exclusivas e assinadas por mestres artesãos de oito estados brasileiros. O valor arrecadado será revertido para a compra de cestas natalinas, a serem repassadas ao programa beneficente Mesa Brasil - Sesc.

Economia

A organização do evento prevê negócios da ordem de, aproximadamente, R$ 4 milhões, entre vendas no local e negócios futuros, dando vazão à produção artesanal nacional. O segmento de artesanato do país congrega mais de 96 mil inscritos na base nacional do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), mas é muito mais numeroso. Dados do Sebrae dão conta de cerca de 8,5 milhões de artesãos atuantes no Brasil, o que representa 3% do PIB nacional, movimentando cerca de R$ 50 bilhões por ano.

Além da geração de emprego (cerca de 4 mil entre diretos e indiretos), para a realização do evento foram contratadas mais de 30 empresas prestadoras de serviços para a produção, há mobilização da rede hoteleira e de bares e restaurantes da cidade com a presença de artesãos de todo o país, movimentando toda a cadeia produtiva do turismo.

O 16º Salão do Artesanato estima a circulação de cerca de 60 mil pessoas durante o evento, em um ambiente que atende a todas as regras de acessibilidade.

O Salão do Artesanato

O Salão do Artesanato acontece em Brasília desde 2008, com 13 edições realizadas na capital do país e duas em São Paulo, e está entre os maiores eventos de artesanato do país. A cada ano, são expostas peças artesanais de mais de mil artesãos no evento, que conta com a participação de todos os estados brasileiros e parcerias importantes como do Programa do Artesanato Brasileiro – PAB/Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Ministério do Turismo/Governo Federal, Pátio Brasil Shopping, Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal e patrocínio do Sebrae.