Minas fortalece estratégia para impulsionar exportação de bebidas para o Paraguai
Em missão comercial, empresários participam de rodada de negócios e visitas técnicas
Publicado: 05/12/2023 14:56 | Atualizado: 12/12/2023 18:35
Reprodução: Sede MG Reprodução: Sede MG

As exportações de bebidas de Minas Gerais para o Paraguai tiveram um crescimento médio de 15% nos últimos três anos, cujo volume médio exportado neste período foi de US$ 4,4 milhões

Em 2022, as exportações gerais de Minas para o Paraguai somaram US$ 183,8 milhões e, deste total, US$ 2,3 milhões foram referentes ao setor de bebidas, com destaque para cervejas de malte, cachaça, águas minerais e bebidas não-alcoólicas. 

Devido ao expressivo crescimento do setor nos últimos anos e com o objetivo de impulsionar a participação do Estado nas exportações para o Paraguai, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), realizou, de 30/11 a 1/12, uma Missão Comercial no Paraguai com a participação de 4 empresas mineiras do setor de bebidas.  

 “Missões comerciais como essa reforçam a cooperação e o relacionamento do sistema econômico do Governo de Minas e têm o intuito de incluir o estado na rota dos investimentos estrangeiros. Além disso, é uma ótima oportunidade para que os produtores possam acessar mercados. Essas ações trazem como resultado a diversificação da nossa economia e, consequentemente, geram mais oportunidade de emprego e renda para os mineiros”, avalia o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

Focada na geração de negócios, a missão integra a estratégia da política de promoção de exportações e comércio exterior de Minas Gerais. O evento contou com a parceria da Embaixada do Brasil em Assunção, do apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e da Câmara de Comércio Paraguai Brasil. 

Rodadas de negócios 

O primeiro dia da Missão ao Paraguai foi voltado para a realização de rodadas de negócios entre as empresas mineiras integrantes da comitiva e importadores paraguaios, dentre os quais redes de supermercados, distribuidores, restaurantes e importadores de bebidas. 

Para Rafael Caixeta, International Trader da TIAL, o evento foi bem planejado e executado desde a preparação do Webinar até o momento de diálogo entre os participantes. “A Missão Comercial proporcionou o encontro com importadores relevantes e aderentes aos nossos produtos e às estratégias que buscamos para o mercado do Paraguai. Oportunidade única para poder ‘escolher’ o melhor parceiro comercial neste país”, disse. 

As rodadas, realizadas no dia 30 de novembro, na Embaixada do Brasil em Assunção, contaram com a presença de 13 empresas paraguaias. No total, foram cerca de 50 reuniões de negócios realizadas. A expectativa de negócios gerados com as rodadas resultou em mais de US$ 253 mil, o equivalente a cerca de R$ 1,2 milhão. Para o setor de sucos, há uma projeção para os próximos três anos de US$ 320 mil anuais.

Gabriela Fernandes, proprietária da Bendito Licor, comentou que com a missão pôde mostrar que seu produto tem potencial para exportação.  “A missão foi de grande valia para nós do Bendito Licor, uma oportunidade de apresentar nosso produto ao comércio do Paraguai. Novas portas foram abertas e acreditamos que bons negócios surgirão a partir da missão”, estima. 

Já Luana Araújo, coordenadora de Relações Comerciais na Engenho Prosa Mineira, avalia que as empresas envolvidas na missão chegaram com conhecimento de causa, cientes do que buscavam. “E com informações precisas sobre o que buscavam! Isso facilitou a comunicação e certamente possibilitou a abertura de portas para bons negócios”, comemora. 

Paulo Fürst, Sócio Fundador da Cervejaria Fürst, elogiou o evento. “Missão muito bem organizada. Nos reunimos com os principais "players" do mercado paraguaio”, observa.  

Visitas técnicas 

O segundo dia da missão foi voltado para visitas técnicas. As empresas mineiras tiveram a oportunidade de observar a comercialização das bebidas nos supermercados paraguaios e a precificação destes produtos. 

A programação contou com 4 visitas técnicas, sendo duas em redes de supermercados, um restaurante e um grande importador de alimentos e bebidas.

 

Política de Promoção de Exportações e Comércio Exterior

A Sede, por meio da sua Diretoria de Promoção de Exportações e Comércio Exterior (Dipex), estabeleceu e consolidou relações para a promoção internacional de produtos mineiros em diversas Embaixadas e Consulados Brasileiras no Exterior, cujos alguns mercados são: África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Paraguai, Colômbia, Espanha, França, Portugal, Polônia, Peru, Chile, Israel, Emirados Árabes Unidos, Egito, Marrocos, Estados Unidos, Qatar, Singapura, China, México, Itália, Jordânia, Kuwait, Azerbaijão, Singapura. 

A Dipex tem uma articulação próxima com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) por meio de seus escritórios comerciais, e trabalha fortemente na qualificação dos setores produtivos mineiros. 

 

Turismo rural também na mira

A política de comércio exterior e promoção de exportações do Governo de Minas Gerais tem três focos prioritários. O primeiro deles  é a diversificação de mercados compradores e fornecedores dos produtos e das cadeias produtivas mineiras. O segundo é a agregação de valor à pauta exportadora, com a inclusão e fortalecimento das exportações de setores com produtos de valor agregado, seja da perspectiva tecnológica ou de valorização de fato. O terceiro é a melhora do ambiente de mercado interno para o comércio exterior mineiro e o fortalecimento de seu sistema como um todo.

Além da abertura de mercado aos produtos mineiros, a comitiva do estado identificou, durante a viagem, potencial de ganho também para o turismo rural em Minas. "A participação da Seapa na Missão Comercial teve como objetivo principal a abertura de um novo mercado para os produtos agropecuários de Minas Gerais, especialmente para bebidas como cachaça, sucos, licores e cervejas. A receptividade dos parceiros foi extremamente promissora, encaminhamos negócios que serão monitorados nos próximos dois meses. Além disso, identificamos o Paraguai como um mercado potencial significativo para o turismo rural em Minas, o que nos motivou a explorar a possibilidade de uma agenda adicional nesse sentido", destacou o subsecretário de Política e Economia Agropecuária, Caio César Coimbra.

 

Minas e Paraguai 

Em 2023, o Paraguai saltou para a 4ª posição no ranking dos principais destinos exportadores de Minas. Entre janeiro e outubro de 2023, as exportações brasileiras de bebidas para o Paraguai somaram US$ 93,2 milhões.

Já as importações de bebidas do Paraguai, em nível mundial, somaram US$ 277,7 milhões em 2022. Deste montante, as exportações brasileiras do setor para o Paraguai somaram US$ 106,7 milhões e Minas Gerais participou de 2,2% das exportações de bebidas do Brasil para este parceiro comercial.