Secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico preside reunião conjunta do Conselho Deliberativo e Assembleia Metropolitana da RMVA
Agenda realizada em Ipatinga contou, também, com um encontro de lideranças da classe empresarial da região.
Publicado: 27/08/2019 10:27 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Divulgação / Agência de Desenvolvimento da RMVA Divulgação / Agência de Desenvolvimento da RMVA

Os membros do Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano e Assembleia Metropolitana da Região Metropolitana do Vale do Aço estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira (26/8) para deliberar a respeito da gestão do Vale do Aço. Com uma pauta extensa, a reunião foi presidida pelo Secretário de Estado Adjunto de Desenvolvimento Econômico, Adriano Magalhães Chaves.

Em sua fala de abertura, Adriano pontuou que, desde a reforma administrativa do Governo Zema, as Agências de Desenvolvimento das Regiões Metropolitanas do estado, incluindo a Agência de Desenvolvimento da RMVA, passaram a integrar o sistema de Desenvolvimento Econômico do Estado. "Robustecer as Agências de Desenvolvimento das Regiões Metropolitanas, como agentes ativos de desenvolvimento econômico local, é uma prioridade neste governo", destaca Adriano.

O Conselho e a Assembleia são instâncias máximas de deliberações do sistema de gestão metropolitana, instituídos pela Lei Complementar 90/2006. Compõem a Assembleia os prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais dos municípios de Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo, quatro representantes do Governo de Minas Gerais e um representante da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O Conselho é composto por representantes das quatro Prefeituras Municipais, do Governo de Minas Gerais, da ALMG e da Sociedade civil.

Assuntos abordados

O Chefe de Gabinete da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço, Renato Martins, informou aos presentes todo o processo de reestruturação do órgão como a recomposição da equipe, economia gerada com a redução de contratos e os projetos prioritários.

Durante a reunião, também foram detalhadas as etapas de elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI). O Gerente de Planejamento Metropolitano, Cauan Bittencourt Lana, explicou aos presentes que o projeto está em fase de consultas públicas e reuniões junto aos técnicos dos poderes públicos municipais.

A V Conferência Metropolitana também foi um dos itens da pauta. Com o tema “Ressignificando o Vale do Aço: planejar o futuro rediscutindo o passado”, o conselho deliberou que o evento será realizado nos dias 20 e 21 de novembro deste ano. A deliberação deverá ser publicada até a quarta-feira (28/8).

O presidente da Assembleia Metropolitana, Celinho do Sinttrocel, ainda pontuou a respeito da necessidade de implantação de um projeto de monitoramento por câmeras dos pontos de entrada e saída da RMVA.

Encontro com os empresários

Antes da reunião conjunta do Conselho e Assembleia, o Secretário de Estado Adjunto de Desenvolvimento Econômico, Adriano Magalhães Chaves, esteve reunido com lideranças da classe empresarial dos municípios da RMVA e do Colar Metropolitano. Os representantes tiveram a palavra aberta com o Secretário e puderam reiterar as demandas urgentes da região, em especial os gargalos logísticos como BR-381, MG-760, Aeroporto Regional e acesso aos distritos industriais. Estiveram presentes, também, representantes da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH) e da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais, o Indi