Sede promove primeiro Seminário Inovação de Comércio de Serviços China-Brasil
Evento reuniu representantes de 20 empresas chinesas que pretendem investir ou ampliar atividades em Minas
Publicado: 13/09/2019 14:36 | Atualizado: 03/10/2022 21:07

O governador Romeu Zema abriu, na manhã dessa quinta-feira (12/9), em Montes Claros, o primeiro Seminário Inovação de Comércio de Serviços China-Brasil. O evento faz parte das ações do Conexão Ásia, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) que visa estreitar laços entre Minas Gerais e países asiáticos, na busca da atração de investimentos. Integrado à 24ª Feira Nacional da Indústria, Comércio e de Serviços (FENICS), o seminário contou com a presença de representantes de 20 empresas chinesas que possuem interesse em iniciar ou ampliar suas atividades no estado.

Ao longo do evento, foram realizados painéis com as temáticas Inovação em Serviços Financeiros, Energias Renováveis e Inovação em Tecnologia, para troca de conhecimento e levantar as possíveis parcerias entre Minas Gerais e China. Com o apoio do Consulado Geral da República Popular da China no Rio de Janeiro, o objetivo foi promover o desenvolvimento da cooperação econômica e comercial entre Brasil e China, fomentando a comunicação de empresas e governos dos dois países.

Para o subsecretário de Promoções de Investimentos e Cadeias Produtivas da Sede, Juliano Alves Pinto, o seminário fez parte das comemorações dos 45 anos de restabelecimento das Relações Diplomáticas do Brasil com a China e serviu para inserir de vez o interior de Minas na agenda internacional no Estado, focada na atração de investimentos asiáticos. “O projeto realmente ressalta as vocações regionais do estado, orientando para oportunidades no exterior e, principalmente, logísticas avançada, inovação, mineração de precisão e outros seguimentos, com olhar no futuro, tendo como parceiro o gigante asiático”, afirma.

Na oportunidade, Juliano Alves se reuniu com o governador Romeu Zema, os cônsules da República Popular da China no Rio de Janeiro, Li Yang e Xu Yuansheng, e a assessora de Cooperação Nacional e Internacional do Estado, Maria Bueno, para tratar das relações entre Minas e China. Na sequência, o subsecretário apresentou aos empresários chineses o cenário de Minas Gerais, os planos do governo para o desenvolvimento econômico do estado nos próximos anos e os benefícios de se investir em Minas, com foco em projetos relacionados à energia solar.

Abertura da Fenics

Após o seminário, Romeu Zema, acompanhado do subsecretário de Desenvolvimento Regional da Sede, Fernando Passalio, e diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), Nilson Borges, participou da solenidade de abertura da 24ª FENICS, onde destacou a importância do empreendedorismo na recuperação econômica mineira. “Tenho o compromisso de tornar o Estado de Minas amigo de quem investe, gera postos de trabalho e paga impostos. Não tem como um país se desenvolver e um povo ficar mais próspero se não tivermos uma economia pujante. O que aconteceu no Brasil nos últimos anos foi um inchaço econômico e nós até hoje estamos pagando esse preço. Para uma economia crescer de forma sustentável precisamos de menos Estado e mais empreendedores. E é isso que vamos fazer em Minas, simplificar a vida de quem trabalha”, disse.

O Idene proporcionou um espaço de 360 metros quadrados para abrigar 50 pequenos negócios na Feira. Por meio de edital de chamamento público, selecionou pequenos negócios interessados em mostrar e comercializar os seus produtos e serviços. A iniciativa do Idene faz parte de uma nova diretriz do governo mineiro de estimular a economia dos empreendimentos de todos os segmentos na área de 258 municípios da região. Os setores contemplados na feira de Montes Claros são variados, desde a pequena indústria, o comércio, o artesanato regional até a prestação de serviços diversos, como em energia fotovoltaica.