Secretário de Desenvolvimento Econômico, Vitor de Mendonça, cumpre agenda no sul de Minas
Na oportunidade, foi apresentado o planejamento estratégico da Sede para empresários e lideranças locais e realizada uma visita ao Porto Seco em Varginha.
Publicado: 16/09/2019 09:15 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Foto: Matheus Fonseca / Sede Foto: Matheus Fonseca / Sede

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Vitor de Mendonça, cumpriu agenda, nesta sexta-feira (13/9), no sul do estado. Pela manhã, acompanhado do subsecretário de Desenvolvimento Regional, Fernando Passalio, Mendonça apresentou para prefeitos, representantes de empresas e membros do Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Econômico (Condes), da cidade de Três Pontas, o planejamento estratégico da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), com foco na região. 

Em Varginha, o secretário participou de uma palestra realizada na 5ª Reunião do Conselho Empresarial do Sul de Minas (CESUL), concebido com o intuito de reunir as mais importantes lideranças empresariais do sul do estado, para a promoção de um ambiente colaborativo, na busca da melhoria e atratividade do ambiente de negócios e investimentos na região. 

Na oportunidade, Vitor apresentou alguns dos resultados positivos obtidos nesses oito primeiros anos de gestão do governo Zema. Dentre eles, o crescimento do PIB mineiro em 0,6%, em comparação com os últimos 24 meses; a atração de investimentos, que já acumula R$ 6,2 bilhões, até julho deste ano; e a geração de novos postos de trabalho, no qual Minas representa cerca de 20% do que é gerado no país, segundo os dados do Caged.

Além disso, o secretário apresentou algumas possibilidades para o desenvolvimento da região, como, por exemplo, o gás natural, que já está próximo, nas cidades de Jacutinga e Pouso Alegre, e que pode ser promissor para atração de novos investimentos. “O gás natural tem sido alavancador em muitos lugares e, como o preço pode cair, de acordo com a movimentação do Governo Federal, será um diferencial importante”, ressaltou Mendonça. 

Estiveram presentes empresários, prefeitos, além de outras autoridades das cidades da região.

Na parte da tarde, visitou o Porto Seco do Sul de Minas, onde foi conhecer a história, as instalações e o funcionamento da primeira Estação Aduaneira do Interior a entrar em funcionamento no Brasil, além de discutir novas possibilidades, como a ligação do porto ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, gerando mais desenvolvimento para região e para o estado.