Secretaria de Desenvolvimento Econômico fomenta ações de investimentos com o polo moveleiro de Ubá, na Zona da Mata
A atividade é parte da política que incentiva o segmento industrial e o crescimento econômico em Minas Gerais
Publicado: 27/09/2019 13:34 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Foto: Matheus Fonseca/Sede Foto: Matheus Fonseca/Sede

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) e a Agência de Promoção de Investimentos e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi) realizaram, nesta sexta-feira (27/9), o evento #VemPraMinas – Polo Moveleiro. O objetivo é adensar a cadeia produtiva da indústria moveleira, por meio da atração e desenvolvimento de fornecedores locais, aumentando a competitividade do polo por razões logísticas e tributárias. Estavam presentes representantes de indústrias de móveis, fornecedores e prestadores de serviços especializados.

A abertura do evento foi realizada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Vitor de Mendonça, que destacou a importância da região para Minas Gerais e para o Brasil. “Somos um governo que trabalha próximo da iniciativa privada, dos empresários. Um dos nossos focos tem sido a atração de novos investimentos e a melhoria da competitividade das empresas já instaladas. Precisamos superar a grave crise fiscal que o Estado enfrenta e já estamos no caminho certo. O polo moveleiro de Ubá é referência no Brasil e nós queremos acolher e melhorar, cada vez mais, o trabalho que está sendo desenvolvido”, disse o secretário.

O diretor-presidente do Indi, Thiago Toscano, e o presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá (Intersind), Áureo Calçado Barbosa, participaram de um painel destacando as potencialidades da região e os benefícios que o Governo de Minas tem realizado em prol dos empresários. “Vivemos um momento histórico para Minas Gerais. Nosso governo trabalha para gerar emprego e renda. Estamos cada vez mais atrativos e formando bases para que o investimento aconteça”, destacou o presidente do Indi, Thiago Toscano.  

“O Estado tem sido nosso parceiro nos negócios. Estávamos há anos com dificuldades para licenciamento ambiental e instalação de padrão da Cemig. O Indi prontamente nos auxiliou e rapidamente resolvemos os problemas que estavam se arrastando”, destacou Wilson dos Santos Filho, consultor empresarial.

O superintendente de Tributação da Secretaria de Fazenda, Marcelo Hipólito Rodrigues, realizou um painel explicando o tratamento tributário setorial. Várias dúvidas foram sanadas e os empresários puderam ter acesso de perto às principais informações. Além disso, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) apresentou as oportunidades de financiamento.

A mensagem de encerramento foi realizada pelo secretário-adjunto da Sede, Adriano Magalhães, que foi um dos principais entusiastas para que o evento fosse realizado em Ubá. “Estamos sempre à disposição. O Estado ajuda quem gera emprego e renda. Conte conosco para tudo que for necessário”, disse Adriano.

A programação do #VemPraMinas Polo Moveleiro contou com diversos painéis que abordaram desafios para o desenvolvimento de negócios ligados à indústria. Empresas do setor já instaladas em Minas Gerais apresentaram sua experiência com o estado e as perspectivas para os próximos anos.

 

Secretário de Desenvolvimento Econômico cumpre agenda na Zona da Mata

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Vitor de Mendonça, acompanhado do secretário-adjunto, Adriano Magalhães, participou nessa quinta-feira (26/9) da abertura do VIII Fórum de Desenvolvimento da Zona da Mata e Vertentes, em Juiz de Fora. O evento, que tem promoção da Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região (ADJFR), reúne diversos empresários e tem como objetivo a troca de informações e debates de ideias sobre o desenvolvimento sustentável a fim de promover o avanço socioeconômico. A abertura contou com a presença do prefeito municipal de Juiz de Fora, Antônio Almas, do presidente da ADJFR, Célio Carneiro Chagas, do reitor em exercício da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), professor Eduardo Salomão Condé, entre outras autoridades.

A conferência de abertura magna foi realizada pelo secretário Vitor de Mendonça, que apresentou aos convidados o planejamento estratégico do Governo de Minas Gerais para o desenvolvimento econômico. “Queremos ser o estado mais competitivo e mais fácil de empreender no Brasil. Nosso objetivo é continuar propiciando um ambiente que contribua para a geração de emprego e renda”, destacou o secretário Vitor.

O trabalho desenvolvido já tem gerado resultados expressivos. A atração de investimentos até julho de 2019 foi de R$ 6,2 bilhões em protocolos de intenções assinados. A expectativa é a criação de 5,3 mil novos empregos diretos. Ao todo, R$ 60,5 bilhões de projetos estão em tramitação e negociação.