Cidades Inteligentes são tema da VII Conferência Metropolitana da RMBH
Evento, que acontece no dia 28, vai discutir temas de interesse dos 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte e dos 16 que compõem o Colar Metropolitano.
Publicado: 06/11/2019 20:17 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Foto: Reprodução/Google Maps Foto: Reprodução/Google Maps

Com o tema "Metrópoles inteligentes, cidades inovadoras", acontece no próximo dia 28 a VII Conferência Metropolitana da RMBH. Promovida pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), a conferência será realizada no Auditório JK, na Cidade Administrativa, e busca debater - junto a representantes dos setores público, privado, acadêmico e da sociedade civil - importantes temas para a melhoria de vida dos cidadãos metropolitanos.

Realizada a cada dois anos, a Conferência Metropolitana é um importante fórum de debate, articulação, interlocução e integração entre o poder público e a sociedade em torno dos temas de interesse comum aos 34 municípios da RMBH e aos 16 que compõem o Colar Metropolitano.

"Para planejar as ações da administração pública, é sempre fundamental contarmos com a participação da sociedade civil, universidades, especialistas e demais órgãos públicos para encontrarmos caminhos viáveis e eficientes. A Conferência Metropolitana é uma grande oportunidade que temos para este diálogo, voltado para soluções metropolitanas", ressalta a diretora-geral da ARMBH, Mila Costa, que na ocasião apresentará as ações que estão sendo desenvolvidas nesta gestão pela Agência Metropolitana. Uma das iniciativas, por exemplo, é a criação de um Escritório de Mobilidade em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), que será anunciada durante o evento.

Na oportunidade, serão entregues, pelo governador Romeu Zema, o Selo Metropolitano, aos municípios escolhidos que desenvolveram ações inovadoras nas temáticas metropolitanas, e, o prêmio Cidadania Metropolitana, às entidades sociais que tenham promovido ações de conscientização e estímulo à integração metropolitana. Também serão realizadas, ainda na parte da manhã, as palestras magnas do urbanista Anthony Ling e da professora e jurista Sônia Rabello, com o mote “Smart Cities”.

Já na parte da tarde, a Conferência promoverá oficinas temáticas que vão discutir temas como ordenação territorial, mobilidade, regularização fundiária, agroecologia urbana, diversificação da economia e atração de investimentos. Ao final, será realizada votação para composição dos novos representantes do Conselho Metropolitano.

As inscrições para a VII Conferência Metropolitana da RMBH podem ser realizadas até 25 de novembro por este link. A programação completa está disponível aqui.