Governo de Minas reúne brasileiros e suíços para debater tecnologia no agronegócio
Encontro permite um intercâmbio de conhecimento e novas ideias para o setor
Publicado: 19/11/2019 11:57 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Divulgação/Sede Divulgação/Sede

O subsecretário de Promoção de Investimentos e Cadeias Produtivas, Juliano Alves, abriu, na manhã dessa segunda-feira (18/11), o AgriTech Experiences. O evento, realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), em parceria Swissnex Brazil, reúne, até a tarde desta terça-feira (19/11), importantes atores do agronegócio do Brasil e da Suíça para a promoção de intercâmbio de conhecimento e ideias do setor.

Na intensa programação, destacam-se os painéis “Produção de queijos artesanais de leite cru” e “Estratégias alternativas para o manejo de pragas e doenças”. Com uma estrutura dinâmica, visando estimular interações e networking, as temáticas fortalecem os debates sobre o arranjo institucional, as melhores práticas e os desafios de inovação presentes nos diferentes setores do negócio agropecuário. Para o subsecretário Juliano Alves, o intercâmbio de experiências promovido pelo AgriTech é fundamental para os mineiros, que têm uma importante cadeia de lácteos, e que podem aprimorar seus negócios aprendendo com os suíços, que são referência neste mercado.

O evento também conta com a participação da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), além de startups de destaque tanto no cenário mineiro como no suíço.

O subsecretário Juliano Alves ressaltou a importância das startups  para contribuir com a inovação do setor. “Os desafios são imensos ao que se refere à logística no Brasil, e a tecnologia proporcionada por startups podem colaborar para o crescimento do agronegócio em Minas”, explica.

Também participaram da cerimônia de abertura o gerente de Relações Acadêmicas do Swissnex Brazil, Pedro Capra, o subsecretário de Política e Economia Agrícola da Seapa, João Ricardo Albanez, e a superintendente do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes), Silvana Novais.