Inova - Semana da Inovação tem extensa programação na Cidade Administrativa
O objetivo é promover a inovação no Estado e demonstrar processos de pesquisas
Publicado: 19/11/2019 19:12 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Divulgação/Prodemge Divulgação/Prodemge

Prodemge promoverá, em parceria com as secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede)Planejamento e Gestão (Seplag) e Fazenda (SEF), a Inova – 2ª Semana de Inovação, entre os dias 25 e 29 de novembro, na Cidade Administrativa. O objetivo é fomentar a inovação no Estado e demonstrar como processos e tecnologias disruptivas, além de novos marcos legais, apresentam várias possibilidades para a superação dos desafios dos setores público e privado.

O Seminário Lei Geral de Proteção de Dados (LPGD) – É Hora de Implementar abre a Inova na segunda-feira (25/11), às 13h, no auditório JK. Os participantes poderão conhecer cases de implantação da lei no BDMG e na Unimed-BH.

O evento de abertura terá palestra do doutor e mestre em Direito Público Econômico, Fernando Santiago, membro da Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD); e de Fernando Fonseca, presidente fundador do capítulo BH da Isaca, associação sem fins lucrativos que ajuda na melhoria da auditoria, governança e segurança da informação, e membro sênior da ISSA International, organização sem fins lucrativos que reúne profissionais e praticantes da segurança da informação.

Programação

Durante os outros dias da semana, haverá uma extensa programação com palestras, oficinas, rodas de conversas e painéis que abarcam temas como inteligência artificial, automação, interface de programação de aplicativos (API), metodologias ágeis, blockchain (sistema que faz as criptomoedas funcionarem) e ciência de dados. Também estão previstos um datathon (desafio de dados) e espaço aberto para discussão de temas sugeridos pelos próprios participantes do evento.

Outra atração da Inova é a Feira Tecnológica, com atividades organizadas pela Fapemig e Cotemig. Quem passar pelo túnel do prédio Gerais poderá conhecer o Espaço Robótica, ter experiência com óculos de realidade virtual, participar de conversas sobre inteligência artificial, linguagens e startups, e imergir no mundo dos jogos de tabuleiros modernos no stand Funtasy Bar e Jogos. Além disso, no dia da abertura da Inova, food trucks estarão na praça cívica da Cidade Administrativa a partir das 11h.

O encerramento da Semana de Inovação será marcado pela entrega do Prêmio Inova, na sexta-feira (29/11), às 9h, no auditório JK. Na solenidade, serão conhecidos os quatro vencedores de cada uma das categorias: “Ideias Inovadoras Implementáveis”, que abrange projetos em fase inicial e que ainda não apresentam resultados, e “Iniciativas Implementadas de Sucesso”, ações já desenvolvidas com resultados mensuráveis.

Os interessados em assistir à abertura da Inova devem se inscrever neste link. A participação em todos os outros eventos da programação é livre, com entrada por ordem de chegada e sujeita à lotação do espaço. As informações completas sobre a Semana de Inovação estão em www.prodemge.gov.br/inova.