Governo de Minas reconhece Cataguases como Polo Audiovisual da Zona da Mata
Título garante benefícios para as empresas da região, como facilidade em linha de crédito e reconhecimento do mercado consumidor internacional
Publicado: 20/11/2019 15:10 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Polo Audiovisual Zona da Mata Polo Audiovisual Zona da Mata

O Governo de Minas Gerais reconheceu, nessa terça-feira (19/11), o 50ª Arranjo Produtivo Local (APL) do estado. O nome do título pode não ser tão familiar, mas ele está muito presente na vida dos mineiros. Os APLs são aglomerados de empresas que atuam num mesmo segmento ou em setores correlatos que tornam um determinado local referência no assunto. E são esses arranjos que fazem a cidade de Barbacena, por exemplo, ser reconhecida por suas floriculturas. O mesmo acontece com Santa Rita do Sapucaí, por seus eletrônicos, e Nova Serrana, por seus calçados. E a cidade da vez é Cataguases, que recebe certificado de Arranjo Produtivo Local de Audiovisual da Região da Zona da Mata.

Desde 2002, empresas, líderes da sociedade civil, fundações, universidade e governos atuam em prol do fomento da economia criativa da região de Cataguases, tendo o Audiovisual e as Tecnologias Digitais como segmentos estruturantes. De lá para cá, o Polo é conhecido por suas produções de filmes, festivais e eventos culturais, principais fontes de fomento à economia. Diante da importância do Polo, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), elaborou um estudo econômico do setor produtivo para o reconhecimento do APL, o que culminou na certificação.

Para o superintendente de Atração de Investimentos e Estímulo à Exportação da Sede, Paulo Ricardo Diniz Filho, quando o Estado reconhece o Polo Audiovisual de Cataguases como uma APL, registra-se o esforço de coordenação e de trabalho desses atores produtivos da região. “Estamos dando um sinal bem claro que nós, como Estado, encaramos o audiovisual como uma atividade produtiva, geradora de riquezas e que, portanto, merece ser tratada no âmbito do desenvolvimento econômico do Estado de Minas Gerais”, explica Diniz.

Além de articulação com instituições financeiras no intuito de reduzir taxas de juros, a certificação permite que o governo possa atuar no fortalecimento da comercialização interna e internacional da região. Com esse reconhecimento, o Polo também recebe apoio no desenvolvimento de pesquisas tecnológicas para a melhoria de produtos e processos a serem aplicadas no setor produtivo, dentre outros benefícios.

De acordo com o subsecretário de Promoção de Investimentos e Cadeias Produtivas da Sede, Juliano Alves Pinto, a certificação oferece à Cataguases e ao APL um reforço significativo de marca. “Essa formalização é um carimbo de qualidade do produto oferecido pela região, o que acaba atraindo mais investimentos de outras empresas do setor e agregando ainda mais valor ao produto”, afirma Juliano Alves Pinto.