Confira as dicas do Ipem-MG para compras durante a Black Friday
Saiba como evitar que a megaliquidação se transforme em dor de cabeça.
Publicado: 26/11/2019 12:39 | Atualizado: 03/10/2022 21:07
Foto: Linus Schütz/Pixabay Foto: Linus Schütz/Pixabay

A semana da Black Friday chegou e, para evitar que a megaliquidação se transforme em dor de cabeça, o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) dá algumas dicas para a hora das compras.

Segundo o diretor de Metrologia e Qualidade do Ipem-MG, Luiz Marcelo Scalioni, no momento da aquisição de um item é fundamental considerar três aspectos: origem e segurança dos produtos, e no caso dos eletrodomésticas, observar também a eficiência energética.

Confira abaixo as principais dicas:

Eletrodomésticos

  • Selo do Inmetro: mais de 140 tipos de eletrodomésticos devem ostentar o Selo do Inmetro no produto ou na embalagem, atestando que foram avaliados quanto à segurança. Isso inclui alguns campeões de venda, como secadores e pranchas de cabelo, torradeiras, sanduicheiras, fornos elétricos etc.
  • Etiqueta Nacional de Conservação de Energia: Alguns eletrodomésticos, além de terem sua segurança avaliada, ainda devem apresentar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, informando sobre a eficiência energética e o consumo de energia. É o caso de geladeiras, televisores, fornos de micro-ondas, condicionadores de ar e máquinas de lavar.
  • Atenção para as compras realizadas pela internet! Não é obrigatório o site mostrar o Selo ou a Etiqueta. Entretanto, as informações contidas neles devem ser apresentadas de forma clara aos consumidores no momento da venda.

Brinquedos 

  • Compre somente brinquedos que possuam o Selo do Inmetro, sejam nacionais ou importados. O selo deve estar sempre visível, impresso na embalagem ou numa etiqueta afixada. Ele deve conter a marca do Inmetro e o logotipo do organismo acreditado pelo Instituto que o certificou.
  • Não compre artigos infantis em comércio informal, pois não há garantia de procedência e tais produtos podem não atender às condições mínimas de segurança. 
  • Os brinquedos comercializados em catálogos ou comércio virtual também devem exibir as informações contidas no Selo do Inmetro e trazer a indicação de faixa etária.

Independente do item a ser comprado, sempre exija nota ou cupom fiscal. Essa é a garantia do consumidor caso haja necessidade de troca.

Irregularidades

Nesta época do ano o Ipem-MG intensifica a fiscalização de diversos produtos. Entretanto, caso o consumidor desconfie de alguma irregularidade ele pode registar o ocorrido na Ouvidoria do Instituto, pelo fale conosco, pelo endereço eletrônico ouvidoria@ipem.mg.gov.br ou no telefone 08000-335-335.